''Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia,Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo''

20/06/2010

Perguntas Frequentes sobre a Ordem




O que é a Ordem DeMolay?

A Ordem DeMolay é a maior organização fraternal juvenil do mundo, tendo como objetivo a formação de líderes e cidadãos para um futuro muito próximo, baseado no aprimoramento das "Sete Virtudes Cardeais": Amor Filial; Reverência pelas Coisas Sagradas; Cortesia; Companheirismo; Fidelidade; Pureza; Patriotismo.


A Ordem DeMolay é secreta?

Não. Toda nossa filosofia é pública e maravilhosamente exemplificada através das Cerimônias Públicas, abertas a todas as pessoas que não tenham algum vínculo filiatício à Ordem.
Nossos únicos segredos são nossas formas de reconhecimento, que garantem se a pessoa passou pelas nossas Cerimônias de Iniciação.

É preciso ser católico?

Não. Contudo, a Ordem DeMolay exige que todos seus membros professem uma fé, qualquer que seja. Em todas as nossas Cerimônias oramos para que o Pai Celestial nos ilumine e guarde nossos caminhos.
A Ordem DeMolay não é uma religião, nem uma seita, nem um culto. Também não tem a intenção de substituir seu lar, sua escola ou sua igreja, mas sim tem a intenção de complementá-los. Se você não estiver tendo bom "aproveitamento" nestes itens, a Ordem não vai poder te ajudar.


O que preciso fazer para me filiar?
Para ser membro da Ordem DeMolay é preciso ser um jovem do sexo masculino, de 12 a 21 anos de idade incompletos, que professe uma fé num Pai Celestial, que tenha uma vida ilibada moralmente, que não utilize produtos controlados e que esteja pronto para trabalhar para a comunidade e a fim de se aprimorar como líder e cidadão através dos ensinamentos da Ordem DeMolay. A Ordem DeMolay não é instituto correcional.
Se quiser, envie-nos um e-mail e te informamos qual o Capítulo mais próximo de sua casa!


Mas, afinal, quais são as atividades da Ordem DeMolay?
A Ordem DeMolay faz TUDO o que você gosta de fazer. Nossas atividades são programadas e dirigidas por nós mesmos. Se houver organização e interesse, qualquer evento é possível, mas sempre dentro dos limites sociais e legais.
Para colaborar nas nossas atividades há um grupo de adultos em cada Capítulo, Convento ou Corte Chevalier (cada uma das unidades da Ordem), chamado de Conselho Consultivo. O Conselho é composto de Maçons e DeMolays maiores de 21 anos, chamados de Seniores.Entre as atividades prediletas dos DeMolays estão:
Festas;
Congressos em várias cidades, Estados e países;
Campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, livros;
Visitas a hospitais infantis;
Palestras com vários profissionais em épocas de Vestibular;
Teatro;
Competições esportivas;
Gincanas etc.
Normalmente as reuniões são duas vezes por mês, normalmente Sábado ou Domingo, para não coincidir com atividades escolares.

Qual a origem da Ordem DeMolay e de seu nome?
Seu nome tem origem em Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, queimado vivo em 18 de março de 1314, na Ilha de Vert-Galant, Paris, França, pelo Rei Filipe, o Belo. DeMolay foi preso e torturado por 7 anos por se negar a quebrar seus votos de fidelidade e companheirismo.
A Ordem DeMolay foi fundada em 18 de março de 1919 pelo Maçom Frank Shermann Land, na cidade de Kansas City, Missouri, EUA. Originalmente haviam 9 membros, mas hoje, só no Brasil, são mais de 30.000, espalhados em mais de 330 Capítulos, 35 Conventos e 30 Cortes de Chevaliers.
A Ordem está no Brasil desde 1980, com a fundação do Capítulo Rio de Janeiro, o primeiro da América do Sul. Temos nosso Supremo Conselho independente, que inclusive já se expandiu para países vizinhos, como Bolívia e Paraguai. Além desses, muitos outros países contam com Capítulos DeMolay, tais como: Itália, Alemanha, Japão, Filipinas, Austrália, Panamá, Peru, Colômbia etc. Em breve, mais 3 países receberão Capítulos: Portugal, Rússia e Turquia.

11 comentários:

  1. Sou mestre conselheiro do Capitulo Nobres Cavaleiros do Piranga - Ponte Nova MG
    Achei muito interessante o site.
    Parabéns mesmo.
    Daniel Lacerda."

    ResponderExcluir
  2. sou evangélica, e tenho dúvidas sobre a ordem demolay, vocês falão que ordem demolay não é do demônio, mais se não é do demônio porque vocês nega ensinos fundamentais da fé cristã?, porque o que não é com Deus é contra Deus, não ha meio termo, ou é ou não é, ou é frio ou é quente, porque se for morno sera vumitado, a bíblia fala que não ha como servi ha dois senhores ao mesmo tempo, então me responda se vocês não são do demônio, porque vocês não ensinam a bíblia para os seus menbros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKK LEI AI PODE PERGUNTA É preciso ser católico?

      Não. Contudo, a Ordem DeMolay exige que todos seus membros professem uma fé, qualquer que seja. Em todas as nossas Cerimônias oramos para que o Pai Celestial nos ilumine e guarde nossos caminhos.

      Excluir
    2. Pedro Carlos de Oliveirasexta-feira, 11 outubro, 2013

      O que preciso fazer para me filiar?
      Para ser membro da Ordem DeMolay é preciso ser um jovem do sexo masculino, de 12 a 21 anos de idade incompletos, que professe uma fé no Pai Celestial!!!!! pra quem sabe ler um pigo e letra!!! Demolay nao e religião pra trabalha falando da biblia!!!
      meu nome e Pedro Carlos de Oliveira eu sou Sênior com orgulho!!! obrigado a ordem DeMolay pelo homem que eu sou!!!

      Excluir
  3. nos demolays não precisamos de ensinos de nenhuma fé, pois é nossa obrigação já tela. é preciso acredidar em algum DEUS p/ se filiar, não necessariamente ser cristão, qualquer religião.
    não somos do demonio

    ResponderExcluir
  4. Certo dia ouvi um sábio dizer: "As mentes medíocres sempre atacam aquilo que lhes foge a compreensão".
    Minha cara evangélica, não se engane pelas meias verdades ditas pelos que tateiam no escuro como você e eu, busque você as verdades dentro de seu coração, pois Deus irá utilizar de seu coração para lhe falar, quanto a Ordem não é de nosso intuito ensinar credo algum, para isso existem as igrejas, cada um frequente onde for de sua vontade, estamos unidos pelo companheirismo, pela filantropia, é muito egoismo e desrespeito com outras crenças se fossemos obrigados a pregar a palavra de Deus a qualquer lugar, pois seguindo seu raciocínio escolas, trabalho, são alguns exemplos também de lugares do demônio somente porque não estão pregando a palavra? As coisas não são bem assim, vivemos em um estado laico, onde há liberdade religiosa, e como um dos principais ensinamentos de nossa Ordem, deve haver tolerância as outras religiões, começando por nos Demolay's, e agora comece você também a tolerar as diferenças, pois a religião tem seus lados ruins também, por exemplo, disputas religiosas são responsáveis pelos maiores genocídios da história, as crenças tem matado mais que guerras ou aids por exemplo. Então vamos ser mais tolerante da próxima, que tal?

    ResponderExcluir
  5. Posso republicar seus textos no blog do Capítulo abaixo identificado?

    Fraternalmente,

    Kevin Pontes Ribeiro Felipe''
    Mestre Conselheiro (2013.2)

    ResponderExcluir
  6. Mande a resposta pelo meu Facebook, que é mais prático: Kevin Pontes Ribeiro Felipe DM! Vlw!

    ResponderExcluir
  7. Demolay é tudo illuminati

    ResponderExcluir
  8. E querem dominar o mundo!

    ResponderExcluir
  9. Porque os demoley tem segredos?

    ResponderExcluir