''Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia,Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo''

24/06/2010

DeMolay's famosos




Desde a fundação da Ordem em 1919 milhares de jovens tiveram a oportunidade de serem iniciados nas fileiras de um capítulo, dentre os quais alguns se destacaram seja dentro da Ordem DeMolay ou seja fora dela atuando em diversos setores como na Política, nos esportes, nas forças armadas, em entretenimento, em negócios ou até mesmo dentro de algum programa espacial.

No intuito de reconhecer o valor desses líderes o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay criou o "DeMolay Alumni Hall of Fame". Hoje esta galeria conta com cerca de 34 membros e a cada ano 3 novos membros são nomeados a terem a honra de contar com o seu nome inscrito nesta galeria.

Dentro da Política a Ordem DeMolay tem o seu ponto forte, pois seu principal objetivo é a formação de líderes para um futuro próximo. Podemos citar dentro deste contexto e nomes que dentro do contexto americano deixaram suas marcas, são eles Bill Clinton, Mark Hatfield e Henry Jackson. Todos são chevaliers e possuem a legião de Honra da Ordem.

· Bill Clinton - O irmão Bill foi iniciado em 1961 no capítulo Hot Springs, na cidade de mesmo nome no estado do Arkansas, tendo sido um DeMolay bastante ativo e também sido Mestre Conselheiro. O irmão Bill sempre foi um líder dentro e fora da Ordem DeMolay, no colégio sempre estava envolvido em tarefas relativas a sua classe sendo o presidente. Em 1978 ele foi eleito Governador do estado do Arkansas sendo posteriormente eleito o primeiro DeMolay presidente dos Estados Unidos em 1992.

· Mark Hatfield - O irmão Mark foi iniciado no dia 14 de março de 1940 no capítulo Chemeketa no Oregon, sendo o primeiro Mestre Conselheiro do capítulo e também sido Mestre Conselheiro do estado do Oregon em 1941. Atualmente exerce o cargo de Governador do Oregon onde ocupa pela terceira vez, foi eleito senador dos EUA durante os anos de 1966 a 1990 sendo um dos mais respeitados senadores dos EUA.

Dentro dos esportes se destacam as figuras de Bob Mathias, o único DeMolay, que aos 17 anos, ganhou uma medalha de ouro olímpica e ainda a única pessoa na história a ganhar duas medalhas de ouro no Decatlo, a primeira em Londres em 1948 e a segunda em Helsinque em 1952, o irmão Bob foi iniciado em 1945 no capítulo Tulare no estado da Califórnia no ano de 1945 e também faz parte do Hall da fama Olímpico. Ainda se destaca no beisebol as figuras de Pete Rose e a de Harmon Killebrew. Pete Rose figura no Guines como o jogador com o maior números de jogo disputados num total de 3.562 partidas, possui todas os prêmios que um jogador de beisebol pode sonhar em ter e também figura dentro do beisebol Hall da fama.

Nas forças armadas se destaca a figura do Coronel James Nicholas Rowe, iniciado no capítulo M P James, McAllen no estado do Texas. O irmão james foi Mestre Conselheiro, é chevalier, possui a legião de honra e ainda as honrarias de representante DeMolay e a chave de honra azul. Aprendeu dentro da Ordem DeMolay que o patriotismo é uma virtude indispensável servindo os EUA na guerra do Vietnã. Foi prisioneiro durante 5 anos das forças vietnamitas tendo a sorte de escapar, possui as mais altas honrarias oferecidas pelas forças armadas americanas, inclusive a estrela de prata.

Em entretenimento se destacam as figuras de Walt Disney e a de John Wayne. O irmão Walt criador do Mickey Mouse e fundador da Disneylandia foi iniciado no capítulo Mãe, Kansas City no estado do Missouri no ano de 1923. Possui a legião de honra. John Wayne foi iniciado no capítulo Glendale, Califórnia no ano de 1924, tendo recebido também a legião de honra e ainda junto com o seu grupo ganhou 48 Oscars. O irmão John membro do capítulo Glendale no estado da Califórnia foi iniciado no ano de 1924, ele possui uma carreira muito respeitosa dentro do mundo do cinema, tendo recebido o Oscar como melhor ator em 1969.

Dentro do ramo de negócios vários DeMolays se destacaram, com destaque ao irmão Alex Spanos iniciado no capítulo Stockton na Califórnia em 1940. O irmão e Tio Alex, maçom do grau 33 possui diversos negócios dentre os quais se destaca o time de futebol Americano do San Diego Chargers, dentre os trabalhos realizados pelo irmão Alex se destaca a iniciativa de divulgar a Ordem DeMolay dentro da cada revista de jogo dos Chargers, onde uma página é dedicada a Ordem DeMolay. O Irmão Walter Ploeser membro do capítulo Saint Louis no estado do Missouri iniciado em 1923 se destaca por ter sido o primeiro DeMolay a servir como Grande Mestre do Supremo Conselho da Ordem Internacional em 1952. O irmão Frank Borman membro do capítulo Arizona na ciade de Tucson estado do Arizona iniciado em 1943 foi o comandante da Apollo 8, primeira missão orbital a Lua em 1968, tendo recebido a primeira medalha de honra espacial do congresso.


Todos essas pessoas pertencem a capítulos americanos, onde há Ordem DeMolay existe a 78 anos, não temos nenhum DeMolay brasileiro dentro desta lista, mas com certeza daqui a 50 anos alguns de nós estaremos figurando dentro deste contexto, pois temos certeza que a Ordem no Brasil só tem tendência a crescer e os DeMolays brasileiros poderão ter seus nomes inscritos dentro do cenário mundial da Ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário