''Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia,Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo''

15/06/2010

Os Graus da Ordem DeMolay



Iniciático


É a primeira instrução, por assim dizer, que passam àqueles que definitivamente ingressam na Ordem DeMolay. Um período de instrução que proporciona ao membro conhecer e assimilar um pouco da filosofia DeMolay, segundo as virtudes que lhes são apresentadas em nossas cerimônias. Durante o grau iniciático, serão observados todos os trabalhos que o recém iniciado realizará junto ao seu grupo, com o intuito de desenvolver a Ordem, ajudar o próximo e menos favorecidos, seguir as virtudes e aprender sobre a Ordem DeMolay. Ritualisticamente, o grau iniciático representa a passagem do saber para o não saber; o candidato de 12 a 21 anos de idade, já possui uma bagagem de aprendizagem escolar e costumeira e, durante a iniciação, este desaprende o que já aprendeu.



DeMolay


O grau DeMolay vem trazer uma lição de vida inspirada na história da Ordem DeMolay. É uma oportunidade de acesso a uma parte da história da humanidade de que pouco se fala.
Uma vez assistido esse grau, o jovem acrescenta a seu caráter uma grande lição que lhe ajudará no decorrer de sua vida. Nele, o espírito de liderança se desenvolve, ficando o jovem apto a administração de seu Capítulo.


Cavalaria

NOBRES CAVALEIROS DA ORDEM SAGRADA DOS SOLDADOS COMPANHEIROS DE JACQUES DEMOLAY

A "Ordem dos Nobres Cavaleiros", ou a "Ordem da Cavalaria", este último sendo a tradução do inglês de "Order of Knighthood", é uma organização complementar de DeMolays mais velhos trabalhando dentro da armação da Ordem DeMolay. O programa da Cavalaria é composto de DeMolays ativos entre 17 a 21 anos de idade que estão organizados em uma unidade subordinada conhecida como "Convento" com seus próprios oficiais e ritual.
A "Ordem dos Nobres Cavaleiros", cujo nome oficial é "Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay" NÃO É UMA HONRARIA OU PRÊMIO, e sim um corpo trabalhador cujo propósito é de estender a camaradagem e dar serviço à Ordem DeMolay.
As principais funções de um Convento são: (1) estender e ajudar a Ordem DeMolay e seus Capítulos; (2) manter o interesse ativo dos DeMolays mais velhos; (3) fornecer um programa interessante para os membros do Convento; (4) e o principal de fornecer e manter o próprio exemplo para todos os DeMolays.



A HISTÓRIA DA ORDEM DOS NOBRES CAVALEIROS

A Ordem dos Nobres Cavaleiros fez sua estréia em 1946, quando foi exemplificada perante o Grande Conselho - hoje conhecido como Supremo Conselho Internacional. O ritual foi devidamente aprovado e os Conventos foram autorizados a se organizarem. Os primeiros membros de Convento eram DeMolay's de 18 a 21 anos de idade e de grande posição em seus Capítulos. As atividades dos Cavaleiros consistia de programas sociais e educacionais, destinadas aos jovens mais velhos que estavam na faculdade ou empregados.
O primeiro Convento começou pelo Capítulo Mãe em Kansas City, Missouri, E.U.A., e foi concedido em sua carta em 27 de outubro de 1947. Em 10 de janeiro de 1948, o Convento Mãe fez sua primeira Investidura no Ivanhoe Masonic Temple, com Everett L. Davis prescindindo como o primeiro Ilustre Comendador Cavaleiro. Todos aqueles que se tornaram os primeiros Sir Cavaleiros, eram membros do Capítulo Mãe. As esporas usadas na primeira Sessão da Cavalaria estão em exposição no Frank S. Land Memorial, bem como um programa da primeira investidura.


Ébano

É a maior honraria e mais alto grau da Ordem DeMolay. Ela foi criada em 1925 e é dada a Seniores DeMolay's com mais de 25 anos ou Maçons com mais de 30 (Legião de Honra Honorária) que tenham mostrado liderança notável em algum campo do empreendimento humano. A investidura da Legião de Honra possivelmente é a mais bonita e inspiradora de todas as cerimônias DeMolay's. Somente o Grande Mestre Tio Mansur possui a Legião de Honra (honorária) no Brasil, graças aos seus serviços prestados: mais de 10.000 jovens que fizeram um dos mais sublimes juramentos. A insígnia do Legionário é uma cruz com esmalte vermelho e azul suspensa por um cordão vermelho (branco para a Legião de Honra Honorária), e um anel com uma cruz de malta vermelha (prateada para a Legião de Honra Honorária) usado no dedo pequeno da mão direita. Os Legionários se reúnem em Preceptórios da Legião de Honra cuja obrigação é investir os designados na Legião de Honra e de cumprirem a Observância Anual dos Legionários a cada dia 18 de março. Além do juramento público, é prestado um "Juramento Secreto" do qual somente os Legionários o conhecem.

2 comentários:

  1. cara, que belo o seu trabalho, isso sim que é amor a Ordem, não acredito que a nossa comunidade deixa de divulgar isso

    ResponderExcluir
  2. agora que eu vi, isso é de 2010, concerteza você chegou longe se não chegou, vai chegar.

    ResponderExcluir