''Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia,Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo''

15/06/2010

Os Cargos da Ordem DeMolay

Cargos de um Capítulo



(Funções e obrigações de cada cargo)

Mestre Conselheiro

Ocupa a mesma posição de um presidente em qualquer outra organização, ele fica responsável pelo Capítulo. É obrigação do MC traçar um programa de atividades sociais, pelo menos, uma para angariar fundos, um projeto de serviço cívico e atenção especial aos dias obrigatórios. É também obrigação do MC tomar conta dos rituais na ocasião das reuniões. As condições materiaisde zelo e de controle ficará também a cargo do MC. Uma das funções do MC é representar o Capítulo tanto dentro como fora da Ordem DeMolay. O MC deve dirigir os trabalhos do Capítulo e decidir sobre os assuntos, sendo a palavra final dele, após ouvir todas as sugestões. O MC, e somente ele, deve nomear DeMolays para fazerem sindicância de cada candidato.

1ºConselheiro

O 1C de um Capítulo deve estar preparado e pronto sempre para assumir os deveres e responsabilidades de MC. O 1C deve aliviar o trabalho do MC, deve acompanhar todos os assuntos do Capítulo e estar por dentro de todos os assuntos.

2ºConselheiro

O 2C tem dever de treinar os novos iniciados em coisas básicas da ritualística e sobre a Ordem DeMolay. Esta função é de grande importância, pois seus ensinamentos são necessários para um iniciático participar de uma reunião.

Tesoureiro

Deve cuidar da contabilidade do Capítulo. Apresentar todo final de mês um relatório sobre os gastos e saldo atual. Responsável pelo recebimento de taxas e pagamentos de contas do Capítulo. Deve fazer a manutenção do livro-caixa e o arquivamento de todos os recibos.

Secretário ou Escrivão

Deve recolher todas as correspondências do Capítulo. Deve apresentar e ler as cartas em reunião. Deve responder e enviar todas as cartas imediatamente quando solicitado. Deve cuidar do livro Ata. Deve fazer o preenchimento de formulários do Capítulo. Responsável pelo envio dos formulários do Capítulo. Receber e apresentar as fichas de candidatos. Controlar os endereços dos DeMolays, bem como os dados referentes a eles também.. Nunca deve deixar acumular os seus deveres.

Orador

Deve corrigir erros ritualísticos individuais ou coletivos do Capítulo. Passar sempre uma mensagem ao final de cada reunião. Apresentar sugestões que visam facilitar os trabalhos do Capítulo. Deve ter conhecimento profundo da Constituição,Estatuto e Regimento Interno. Deve Orientar o MC e o Capítulo sobre as possíveis irregularidades. Ler (com todos de pé) e arquivar todos os atos e decretos provenientes do Supremo Conselho, bem como a verificação da aplicação dos mesmos.

Diáconos

Arrumara Sala Capitular antes e depois das reuniões. Cuidar, retirar e guardar todos os materiais necessários para a arrumação da sala (exceção dos rituais). A manutenção dos materiais também é sua função. Verificação e solicitação ao MC e Tesoureiro para a compra de velas e incensos para o Capítulo.

Mordomos

Cuidar da distribuição, manutenção e de guardar as capas e jóias dos Oficiais.Manutenção da biblioteca, fazendo o controle de retirada e devolução dos livros. Cuidar do controle de empréstimos de gravatas ou qualquer roupa ou paramentos DeMolays..

Hospitaleiro
Fazer ao final do mês um relatório dos fundos da hospitalaria. Apresentar sugestões para onde deve ser feito as doações do Capítulo. Avisar a todos sobre as reuniões extraordinárias ou qualquer outro tipo de aviso, desde que solicitado diretamente pelo MC.

Organista ou mestre de Harmonia

Manutenção do som, das fitas e cds do Capítulo. Escolher músicas para as reuniões e melhorar o ambiente. Deve sempre melhorar o repertório do Capítulo, colocando e acertando as músicas às situações.

Capelão

Procurar saber sobre DeMolays com problemas de doenças ou qualquer outro problema.Dedicar a cerimônia das 9 Horas a uma entidade ou alguém necessitado.

Porta-Estandarte

Carregar o Estandarte e apresentá-lo em outros Capítulos ou em reuniões especiais. A manutenção do estandarte também é sua função.

Sentinela
Verificar os paramentos dos DeMolay, não permitindo a entrada dos que não estiverem paramentados. Providenciar para os convidados atrasados ou não, lugares para se sentar.

Mestre de Cerimônias

Deve Organizar a fila dos Oficiais. Procurar da melhor forma possível substitutos para os oficiais que estiverem vagos. Verificação dos DeMolay visitantes que nunca se reuniram com membros do Capítulo e que tenha provado ser DeMolay.Recolher os nomes de todas as autoridades presentes DeMolay ou não e apresentar na chamada à sala. Verificar tudo e conferir se falta alguma coisa na Sala Capitular após os Diáconos arrumarem (começo e final das reuniões).



Preceptores

Substituir os oficiais do Capítulo em caso de falta. Servir como adjunto em determinadas ocasiões.

10 comentários: