''Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia,Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo''

27/07/2010

Responda é Apenas Reflita




Propomos um decálogo a ser respondido com toda a honestidade, com toda a sinceridade, se não nosso exame de consciência e nossa confissão serão mentirosas e, como tais sem valor moral. Eis o decálogo:


1 – Meu Capítulo é realmente um Capítulo forte, alicerçado nos princípios DeMolay, ou vive de aparências, onde há uma verdadeira perseguição aos cargos eletivos ou de nomeação?


2 – Meu Capítulo é integrado por DeMolays sinceros, verdadeiros seguidores dos nossos ideais, ou ele tem uma porção de enganadores, onde quatro ou cinco realmente trabalham, outros tantos se restringem a falar bonito na Sala Capitular ou a criticar os que trabalham no Capítulo, Região e Grande Conselho e o resto da “turma” se acomoda na omissão?


3 – Meu Capítulo é voltado e dedicado primordialmente às coisas da Ordem DeMolay, com lições sobre os graus e formação dos seus quadros, com a realização de palestras de interesse da juventude que se propõe a se preparar para a liderança, seguindo a ritualística em toda sua plenitude, ou nossas reuniões são estéreis, com pronunciamentos sem conteúdo, muitas vezes agressivos e ofensivos entre os irmãos principalmente entre aqueles que têm mais responsabilidade pela posição e condição que ocupam na hierarquia DeMolay, ou então com irmãos se alongando em auto elogiar suas virtudes e seus méritos que não são capazes de mostrar na prática?


4 – Meu Capítulo tem-se preocupado mais com o aspecto social do que com o lado imaterial das boas ações, meu Capítulo não tem sido mais um clube social, de festinhas e para armar as “saídas do fim de semana” do que um Capítulo da Ordem DeMolay?


5 - A freqüência aos trabalhos em meu Capítulo tem sido uma freqüência maciça, á altura dos compromissos assumidos perante o Livro Sagrado na Iniciação, os membros do Capítulo são assíduos e pontuais, comparecendo sempre e na hora, evitando os atrasos que denigrem a imagem do Capítulo inclusive perante os tios?


6 – Temos uma reunião que se prolonga por mais de duas horas por abuso e alongamento nos pronunciamentos sem conteúdo de alguns, principalmente daqueles que acham ser o Capítulo uma tribuna para os vaidosos descarregarem suas baterias de presunção e saturar a paciência dos irmãos?


7 – É justo que ao invés de ajudar na administração do meu Capítulo, na atuação regional e do Grande Conselho passe a desfiar o rosário repetitivo de feitos que ninguém viu?


8 – É ético e fraterno um DeMolay “desancar” outro que cometeu um erro ritualístico, criticando-o duramente em presença de irmãos e tios?


9 – Meu Capítulo tem praticado a filantropia, manifestações pela pátria e presta algum serviço a educação pública e universal propugnada em nossos postulados?


10 – Os irmãos tem-se mantido nas fileiras durante os trabalhos na Sala Capitular, com o devido respeito, disciplina e ordem, ou transformam a Sala Capitular em local para atualizar suas brincadeiras, combinações de “frevos”, fazendo da Sala Capitular um verdadeiro local de lazer e recreação para contar piadas?


A conclusão final seria esta: não estaria na hora do meu Capítulo passar por uma verdadeira reciclagem, expurgando aqueles que o abandonaram, ou os que deixaram de se portar deliberadamente conforme os costumes e usos da Ordem DeMolay?


Eu farei a minha reflexão e você?

Retirado do Original:http://blogdosuel.blogspot.com/

Um comentário:

  1. show de bola essa reflexão cara
    meu capítulo esta precisando de uma dessa
    Abraços

    ResponderExcluir