''Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia,Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo''

05/07/2010

Dediquem-se!!!



Meus Irmãos e Tios Maçons

Dediquem-se

Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, diria: Dediquem-se. Os benefícios, a longo prazo, da dedicação dos que já passaram são comprovados se olharmos o patamar que nossa Ordem chegou.

Os demais conselhos que dou baseiam-se unicamente em minha errante experiência na Ordem.

Desfrute do poder e da chama de sua juventude. Ou, esqueça. Você só vai compreender o poder da chama de sua juventude quando já estiver muito velho, talvez nem depois de sua de Cerimônia de Maioridade.

Mas, acredite em mim. Dentro de alguns anos, você olhará suas fotos e compreenderá, de um jeito que não pode compreender agora, quantas oportunidades se abriram para você e que eram realmente fabulosas.

Você não se dedicava tão pouco quanto imagina. Não se preocupe com o futuro.
Ou preocupe-se, se quiser, sabendo que a preocupação é tão eficaz quanto tentar ficar calmo antes de uma Cerimônia Pública de Posse. É quase certo que os problemas que realmente têm importância em sua vida são aqueles que nunca passaram por sua mente, tipo aqueles que tomam conta de você às 4 da tarde em um sábado antes da Reunião.

Nos dias de reunião, faça alguma coisa que seja assustadora. Declame um poema na palavra ao bem da Ordem. Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável. Não tolere aqueles que agem de forma irresponsável em relação a você.

Relaxe. Não perca tempo com a inveja. Algumas vezes você ganha, algumas vezes você perde. A corrida é longa e, no final, você poderá contar com seus Irmãos. Lembre-se dos elogios que recebeu e esqueça os insultos (Se conseguir fazer isso, diga-me como).

Guarde suas lembranças com carinho e jogue fora as desilusões que tivera na Ordem. Estique-se. Não tenha sentimento de culpa se não souber muito bem o que fazer dentro do Capítulo. Os Irmãos mais dedicados que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma idéia do que fariam agora que já são Sêniores.

E alguns dos Irmãos mais competentes que já tem mais de 30 anos ainda não sabem.
Tome bastante água deixe a coca-cola um pouco de lado. Você lembrará disto quando seu sinto apertar. Talvez você namore, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez brigue com seus pais e saia de casa, talvez envelheça morando ao lado deles. O que quer que faça, não se orgulhe e nem se critique demais. Todas as suas escolhas tem 50% de chances de dar certo, como também tem as escolhas de todos os demais.

Curta sua jornada DeMolay da maneira que puder. Não tenha medo do que as pessoas pensem sobre você. Este período é curto e passa rápido. Medite, mesmo que o único lugar que você tenha para meditar seja a sala Capitular. Leia todas as indicações, mesmo que você não as siga. Não leia críticas sobre a Ordem. A única coisa que elas fazem é mostrar o quão ignorante os demais são. Saiba entender seus pais. Você nunca sabe quando vai sentir a falta deles.


Seja agradável com seus irmãos, seja os de sangue ou os de Ordem. Eles são seu melhor vínculo com seu passado e aqueles que, no futuro, provavelmente não deixarão você na mão.
Entenda que amigos vêm e vão, mas há um punhado deles, preciosos, que você tem que guardar com carinho, e você os conheceu graças a Ordem.

Trabalhe duro para transpor os obstáculos Capitulares e da vida, porque quanto mais você envelhece, tanto mais precisa das pessoas que conheceram você na juventude.
Filie-se a um Capítulo que busca o poder, mas deixe de frequentar antes que você se torne uma pessoa dura. Filie-se a um Capítulo que não quer nada com nada, mas deixe-o antes de tornar-se uma pessoa muito mole.

Viaje. Aceite certas verdades eternas: Os valores dos Congressos vão subir, os rachas vão existir e você também vai envelhecer. E quando envelhecer, vai fantasiar que, quando você era jovem, os valores dos Congressos eram acessíveis, a Ordem DeMolay de hoje não é nem de perto a mesma de quando você era Iniciático e que os rachas não existiam.



Não espere apoio daqueles que fazem corpo mole. Talvez você de sorte e consiga apoio das panelinhas. Mas trabalhe e dedique-se pois você nunca sabe quando um ou o outro podem desaparecer. Não mexa muito em seu cabelo. Senão, quando tiver quarenta anos, vai ficar com a aparência de oitenta e cinco.

Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos, mas seja paciente com elas. Conselho é uma forma de nostalgia. Dar conselho é uma forma de resgatar o passado da lata de lixo, limpá-lo, esconder as partes feias, e reciclá-lo por um preço maior do que realmente vale. Mas, acredite em mim quando eu falo sobre dedicação.

por Allan Silva Silveira
Sênior DeMolay do Capítulo Escudeiros do Oriente nº 493
Tramandaí - Rio Grande do Sul - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário