''Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia,Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo''

05/07/2010

As primas




Filhas de Jó
.Ordem Internacional das Filhas de Jó

Como tudo começou...

Ethel T. Wead Mick, esposa de maçom e membro da Ordem Internacional da Estrela do Oriente na cidade de Omaha, estado de Nebraska, EUA, percebeu a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe desde a sua infância, especialmente as belas lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó. Decidiu então dedicar parte de seu tempo para tornar possível que outras moças compartilhassem este privilégio; surgiu assim em 1920 a Ordem Internacional das Filhas de Jó, tendo por intuito dar às meninas com parentesco maçônico, a oportunidade da busca pelos mais preciosos ideais de vida, como o aprimoramento do caráter, o desenvolvimento espiritual e intelectual, a reverência a Deus, a lealdade à bandeira, o respeito aos pais e aos mais velhos e o sonho de espalhar o amor pelo mundo.


As Filhas de Jó e o Bethel

As Filhas de Jó são as garotas com parentesco maçônico e idade entre 10 e 20 anos que compõem o Bethel, nome dado ao local onde são realizadas as reuniões e que significa lugar sagrado. Em outras palavras, Bethel teria aproximadamente o mesmo significado de Loja para os Maçons e do Capítulo para os De Molays.
As Filhas de Jó são reconhecidas pelas suas vestes representadas pelas túnicas brancas, utilizadas na época de Jó. Roxo é a cor básica de nossa Ordem, representando os mais altos ideais de vida. É a cor da alta dignidade e emblema de alto cargo. Branco é a segunda cor: Ela tem sido usada há séculos como símbolo de pureza e inocência. A Honorável Rainha e as 1ª e 2ª Princesas usam túnicas brancas, como todas as Filhas de Jó, e, por sobre elas, capas de veludo púrpura, finalizadas por insígnia grega. Sobre a cabeça, coroa com detalhe de pedras em cores diferentes próprias e indicativas dos cargos. As demais oficiais usam cordão branco sobre a túnica e arco ou fita branca e púrpura na cabeça. As componentes do coral usam cordões púrpura, com pingentes da mesma cor. Todas usam sapatilhas e meias brancas. O desenho das chaves gregas na borda das capas é branco e simboliza a Fé na forma de viver, e é contínuo representando vida eterna. A coroa é símbolo do sucesso.
O Bethel é composto por 19 membros oficiais: Guarda Interna, Guarda Externa, 1ª Zeladora, 2ª Zeladora, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Mensageiras, Musicista, Capelã, Secretária, Tesoureira, Guia, Dirigente de Cerimônias, 2a Princesa, 1a Princesa e Honorável Rainha. Há também o Coral para as Filhas de Jó que não possuem cargo. Cabe aos membros do Coral substituir as Oficiais, quando estas precisam se ausentar de uma reunião do Bethel, desta forma, os membros do Coral vão se preparando para as próximas gestões.
Todo o funcionamento de um Bethel é regulado por uma Constituição, um Regulamento e um Estatuto, e na parte ritualística por um Ritual, adornos, paramentos e símbolos. Todos os detalhes relativos às seções ritualísticas e reuniões do Bethel, bem como o comportamento dos seus membros, estão estabelecidos e detalhadamente contidos na sua Constituição, que é a lei maior e geral de todos os Betheis. O trabalho ritualístico da Ordem é baseado no triângulo, nas três Filhas de Jó, na Bíblia, na educação e combinações de representações emblemáticas das eras latinas e gregas antigas.
E nossa ordem tem como lema: “A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher”.


O Conselho Guardião

O Conselho Guardião do Bethel é o grupo de adultos, obrigatório em cada Bethel, que tem por objetivo, fornecer orientação e supervisão adulta em todas as reuniões e atividades mantidas pelo Bethel, em nome da Ordem Internacional das Filhas de Jó e funciona sob autorização de uma carta constitutiva concedida pelo Supremo Conselho Guardião.
Atividades Desenvolvidas

As Filhas de Jó desenvolvem várias atividades ao longo de cada gestão administrativa, que tem a duração de seis meses.
As principais atividades desenvolvidas por um Bethel são: filantropia, eventos para arrecadação de fundos, cerimônias públicas para divulgação da Ordem e comemoração de datas especiais; sendo que as próprias Filhas de Jó ficam responsáveis por toda a elaboração, organização e execução de todas as atividades, sendo sempre assistidas pelo Conselho Guardião do Bethel.

2 comentários: