''Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia,Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo''

23/08/2010

A Grandiosa Entidade



Você, aí sentado nas fileiras, faz parte de uma entidade que prega valorosas virtudes, magníficos sentimentos e impressionantes pensamentos. Uma entidade em que recebe o nome de uma pessoa que, em uma época, e por muitos motivos, merece a honra de ser chamado de Herói.



Você, quando entrou nessa entidade, jurou inúmeras responsabilidades para com a sociedade, para com a família, para com sua pátria, para com cada um da sua entidade (que recebe o nome de 'irmão').


Você se encontra com seus irmãos pelo menos 3 vezes ao mês...e, diferente ou não do que realmente é, você deveria estar fazendo planos para ajudar a sua sociedade, o seu país, a sua escola...deveriam estar orando, e sentir a pureza do coração do irmão ao lado.


Você confia em todos os seus irmãos, sabe que pode contar com todos para o que der e vier, e sabe que eles podem confiar em você também. Então você protege e honra sua entidade que recebe o nome daquele herói...você não desrespeita seus pais, você realmente tem um ser superior em que acredita, você definitivamente é cortês com todo mundo, você é companheiro e fiel aos seus irmãos, você é puro de pensamento e de coração, e defende sempre a sua pátria. Você não quer apenas o bem próprio, e sim o bem da sua entidade e dos seus irmãos; você é um jovem que é leal e que é honesto, que se recusa a mentir e a trapacear; você é alguém que arriscaria seu próprio nome pelo seu irmão ou pela sua entidade, você iria a luta pela sua entidade e pelo seu irmão, você arriscaria a sua vida pela sua sociedade e pelo país em que jurou servir sempre. Você corre atrás e faz de tudo para que o ensino nas escolas públicas seja o melhor que você é capaz de imaginar. Você, meu amigo, não desonra tudo aquilo que você, um dia, jurou e prometeu ajoelhado perante um altar.






Será?


Será que você corre atrás, dia após dia, de algo que se possa fazer pela sociedade?


Será que você é fiel aos seus companheiros?


Será que você honra os teus juramentos?


Será que você, meu caro leitor, está sendo fiel à si mesmo?


Será que você está aperfeiçoando seu carácter?


Será que você faz de tudo pra ajudar àquela entidade que lhe deu de tudo pra ser alguém melhor?


Será que você merece a sua entidade?

12/08/2010

Estilo DeMolay de Viver!!!

DeMolay, não é algo implícito ou imposto quando somos iniciados a fileiras de um Capitulo, mas aos poucos percebemos que antes de pensar em uma ação, nos lembramos "de qual impacto isso causará ao meu Capítulo, e como seremos visto pelos nossos pares".


Às vezes se torna um paradigma de quão importante é a visão de liderança que a Ordem DeMolay nos transmite, quando somos integrados as colunas de um Capítulo, vemos como o Mestre Conselheiro conduz os trabalhos, introduzimos em nossas metas enquanto DeMolay, a vontade de sentar-se no Oriente, e fazer mais por nossa causa. E isso não pode demorar muito, pois temos outras metas de vida, e para um momento ideal, um objetivo deve ser atingido de cada vez, para que a satisfação seja de um trabalho “bem feito”.



Enfatizo também o ciclo de amizades DeMolay que é formado através da afinidade, quão inexplicável, pessoas que você mal conhecia que às vezes nunca tinha visto na vida, se torna em alguns minutos “irmãos”, amigos de infância e “cúmplices de segredos”. Em todo circulo de amizades nos identificamos com aqueles que tenham as mesmas formas de pensa e agir, que as nossas. A Ordem DeMolay solidifica estes laços que se tornam eternos. Assim como em uma família, o DeMolay insere-se num contexto em que valores como “união”, “respeito”, “fidelidade”, “poder” e “amor”, permanecem agregados em nossos corações a todo o momento, e os levamos, para faculdade, trabalho e para sociedade.


Falando em sociedade, lembramos do nosso compromisso para com os necessitados e as escolas públicas, o preceito de “solidariedade” se transforma em uma constante em nossa rotina diária. Retornamos ao tema: “Filosofia de Vida DeMolay”, poderia resumi-la as virtudes que regem as nossas reuniões e que em forma de sete luzes sagradas, brilham no interior de cada DeMolay dentro e fora dos seus Capítulos. “Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo”.


Sete guias perfeitos para nossa alma, sete jeitos de viver, sete maneiras de ver o mundo ou de mudá-lo, isso já depende de cada um.


A proposta é muito boa, mas seguir ou não, é uma questão de opção.

(...)

Paulo Júnio de Lima - Mestre Conselheiro Regional 5ª Ofex. GCEMG

Secretário Estadual - Presidente da Escola Mineira de Ritualística

10/08/2010

Algumas Maneiras de Fazer Alguém Feliz

Dê um bejo. Um abraço
Um passo em sua direção
Aproxime-se sem cerimônia
Dê um pouco de seu sentimento, não conte o tempo de se dar.
Liberte um imenso sorriso.
Olhe nos olhos.
Respeite uma lágrima
Ouça uma história.
Mande uma carta.
Lembre-se de uma caso.
Converse serio ou fiado.
Conte uma piada-ache graça.
Ajude a resolver um problema.
Pergunte: como vai? Que há de novo?
E preste atenção!
Sugira um livro ou um filme.
Diga de vez em quando: ''Que se há de fazer?''
Dê um presente.
Tente de alguma maneira...
E não se espante se a pessoa mais feliz for você!!!

01/08/2010

... conciliar a esperança com a realidade da Ordem hoje.



O DeMolay deve ter a esperança de se tornar o melhor líder entre seus irmãos e guiá-los rumo ao caminho da formação da cidadania honrada e na luta por nossos baluartes (...)
Este processo valoroso se dá com a interação com seus Irmãos, aprendendo, reconhecendo, debatendo, vivenciando e buscando o aperfeiçoamento pessoal. As vezes, de forma fácil e passageira, outras, com medo e delonga. O segredo é ultrapassar suas fronteiras, atingir seus limites e demarcar novos caminhos.

O círculo de formação DeMolay deve ser virtuoso, e constante. Ser DeMolay é sentir-se no círculo. Ser DeMolay é ser "constante".

Nenhum DeMolay é DeMolay sozinho. O todo é superior a soma das partes, a cooperação se transforma em cada ação. Cada um contribuindo com o outro, é condição indispensável para existência da Ordem DeMolay.

Ser DeMolay é carregar consigo o sentido da paz consigo mesmo, paz com o sentido da vida.

Ser DeMolay é ter a plena certeza, que mais importante que os bens materiais, o que importa não é o QUE você tem na vida, mas QUEM você tem na VIDA.

Ser DeMolay é viver a "iniciação" a cada dia. As lições aprendidas devem ser um guia presente, fazendo o refletir e repensar suas rotinas.
Se viver de forma conforme com a lição da sua Iniciação, viverá bem, será útil a si próprio, aos outros e à sociedade. Nada mais precisa de fazer. Nada mais lhe é exigível.

Ser DeMolay é ser simples, não é necessário grandes proezas, viva nossos princípios, tanto quanto for possível. Alie a sabedoria as virtudes cardeais, abra o coração as chamas sagradas e coloque nele: caridade, humildade e tolerância.
Ser DeMolay é ser reconhecido por sua forma de agir, sempre correto e franco, por suas palavras amigas e sinceras e por sua manifestação fraternas e solidárias.

Ser, simplesmente e Ser - não Parecer! Ser como é. Ser aquilo em que se transforma.

Ser DeMolay verdadeiramente, não tente PARECER ser. Se não tornar-se-á um profano que passou por uma iniciação, mas não foi verdadeiramente iniciado. Nenhum verdadeiro DeMolay se incomodará com isso, porém nenhum verdadeiro DeMolay reconhecerá como um de nós, até que deixe de tentar parecer e começar a SER.

Texto adaptado de Ser maçom é, escrito por Rui Bandeira. M.M

(...)
FONTE: Paulo Júnio de Lima - Mestre Conselheiro Regional 5ª Ofex. GCEMG
Secretário Estadual - Presidente da Escola Mineira de Ritualística

A Trilha




Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar para o seu pasto.
Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas...

No dia seguinte, um cão que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez os seus companheiros seguirem pela trilha torta. Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda, baixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praguejando, até com um pouco de razão... Mas não faziam nada para mudar a trilha...

Depois de tanto uso, a trilha acabou por ficar uma estradinha onde os pobres animais carregavam com cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida no máximo em uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro. Muitos anos se passaram e o caminho tornou-se a rua principal de uma vila, e posteriormente a avenida principal de uma cidade. Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro... centenas de anos antes...

Os homens tem a tendência de seguir como cegos por trilhas feitas por pessoas inexperientes, e esforçam-se de sol a sol a repetir o que os outros já fizeram.
Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único... sem se atreverem a mudá-lo.